Censo Rural
Realize com nossas soluções um censo rural constante, para definição de políticas públicas locais, contribuindo para o desenvolvimento da produção rural e consequentemente com o aumento da receita de ICMS do município, tal receita se reverterá em atendimentos e serviços para a melhoria da qualidade de vida dos munícipes.
![](https://static.wixstatic.com/media/11062b_9870f6f1174c4346a596dfcc7149096bf000.jpg/v1/fill/w_108,h_57,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/11062b_9870f6f1174c4346a596dfcc7149096bf000.jpg)
Conheça os produtores do município e indique caminhos eficientes para o aumento da produção.
IPM
Representa um índice percentual, pertencente a cada município, a ser aplicado em 25% do montante da arrecadação do ICMS. É esse índice que permite ao Estado entregar as quotas-partes dos municípios referentes as receitas do ICMS, conforme está previsto na legislação vigente.
O aumento da arrecadação do Estado resulta, necessariamente, no aumento na quota-parte recebida pelas prefeituras, portanto, tão importante quanto o aumento do índice é a política desenvolvida pelo Estado e a contribuição das prefeituras no sentido de viabilizar o incremento da arrecadação:
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O somatório dos índices municipais totaliza 100%. O aumento do índice de uma prefeitura resulta na redução do índice de outra;
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Embora um município apresente significativo crescimento econômico, outros podem apresentar crescimentos superiores, abocanhando parcelas do IPM dos municípios com desempenhos inferiores;
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O Valor Adicionado considerado para efeito do cálculo do índice, é o resultante do movimento econômico (adição de riqueza) do município, ou seja, resultante da geração de riquezas, desvinculado da arrecadação do ICMS no Município, mas sob sua abrangência;
65%
Mínimo
para VA
![IPM.png](https://static.wixstatic.com/media/e31b1c_5df671d8e4f94437ade6460228711b0b~mv2.png/v1/fill/w_61,h_61,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/IPM.png)
10%
Indicadores de melhoria nos resultados de aprendizagem e de aumento de equidade
25%
Demais critérios
VAF
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VAF 1 - Atividades de Indústria e Comércio
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VAF 2 - Prestação de Serviços Tributados pelo ICMS
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VAF 3 - Atividades do Agronegócio
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VAF 4 - Atividades com Pessoa Física
![icms2.png](https://static.wixstatic.com/media/e31b1c_d6e16cbb004d45aba5b1631b6d0851f6~mv2.png/v1/fill/w_52,h_38,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/icms2.png)
O Valor Adicionado é o principal critério para o cálculo do Índice de Participação Municipal – IPM, que define a cota-parte do ICMS pertencente aos municípios.
Nossas soluções organizam os geradores e históricos de Valor Adicionado, além de aplicar toda auditoria para garantir sua correta apuração.
Com o gerenciamento, monitoramento e auditorias constantes da apuração do VALOR ADICIONADO-VA no município, permitirá que seja realizando intervenções junto aos Contribuintes e ao Estado a correta participação na cota-parte do ICMS.
![Grf06.png](https://static.wixstatic.com/media/e31b1c_1938a9665fae46d286a5d1d2d1b79e0b~mv2.png/v1/fill/w_56,h_40,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/Grf06.png)
ICMS
Imposto sobre circulação de mercadorias e serviços.
Emenda Constitucional nº 108
(26 de agosto de 2020)
Os Estados terão prazo de 2 (dois) anos para aprovar a lei estadual
responsável por definir os critérios de distribuição do ICMS.
A constituição assim como exige que os estados repassem o montante de 50% do IPVA recolhido, também exige que os estados repassem 25% do ICMS. Desses 25%, pelo menos ¾ ou 75% são destinados de acordo com o valor adicionado do município.
![Gráficos.gif](https://static.wixstatic.com/media/e31b1c_9e3e6bdb9b8d496abca06f19113b520a~mv2.gif)
![75%.png](https://static.wixstatic.com/media/e31b1c_319879daa80e41e098e6bc6d8ac7bcbb~mv2.png/v1/fill/w_78,h_61,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,blur_3,enc_auto/75%25.png)
![25%.png](https://static.wixstatic.com/media/e31b1c_691935430bc14fdfa83d7516cb22f5ca~mv2.png/v1/fill/w_112,h_61,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,blur_3,enc_auto/25%25.png)
![Gráficos02.gif](https://static.wixstatic.com/media/e31b1c_0ba0f442701643a39730ba49fefbc721~mv2.gif)
Imageamento Aéreo das Áreas Produtoras
Tenha o conhecimento das áreas produtoras, dos produtores e rotas internas do município, assim como a a geração de histórico visual da expansão e evolução da propriedade rural.
![Abacaxi.png](https://static.wixstatic.com/media/e31b1c_ff28cbe90e924ee1a71f074a5ca4a263~mv2.png/v1/fill/w_86,h_14,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/Abacaxi.png)
2005
2013
2014
2016
2017
![Lavoura.png](https://static.wixstatic.com/media/e31b1c_71743e7dd7db4d6486ebc5a74c89e9cd~mv2.png/v1/fill/w_86,h_14,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/Lavoura.png)
2003
2010
2014
2016
2017
Através do georreferenciamento do CAR, identificar as áreas produtoras e seus proprietários, com a verificação e confrontação sobre a emissão da nota fiscal de produtor.
Consultoria de orientação na elaboração de campanhas de educação tributária, demosntrando todas as vantagens da emissão da nota fiscal dos produtores rurais/pescadores.
Consultoria para o acompanhamento do índice de participação dos municípios na receita do ICMS.
Com a integração dessas informações associada a gestão de serviços, podemos evitar a evasão fiscal e ao mesmo tempo aumentar o controle da produção agrícola.
Evasão Fiscal
![Monitoramento01.png](https://static.wixstatic.com/media/e31b1c_2f7039fba4844ecc8885d6a2be2446c7~mv2.png/v1/fill/w_99,h_47,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/Monitoramento01.png)
![Monitoramento02.png](https://static.wixstatic.com/media/e31b1c_b53062d7c78d43abbf5dc8a92792059d~mv2.png/v1/fill/w_100,h_48,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/Monitoramento02.png)
A partir das informações fornecidas pelo sistema, o sistema auxilia nas decisões em relação aos recursos, atividades e necessidades de cada propriedade rural, identificando de forma segura as ações
para o desenvolvimento do município.
As propriedades rurais podem ser georreferenciadas através do armazenamento das coordenadas geográficas no sistema e da posterior exibição em mapas no Google Earth.
Todos os serviços realizados in loco podem ser georreferenciados, possibilitando a visualização, no mapa, de onde o serviço foi ou será realizado.
O sistema organiza e facilita o planejamento das ações a serem realizadas no município.
Por meio do cronograma das atividades é possível identificar os serviços realizados e os que ainda estão pendentes.
Permite fazer o acompanhamento orçamentário por secretaria, possibilitando também a emissão de duplicatas para cobranças de taxas de serviços.
Integração das bases de dados:
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Incra - Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária;
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CAR - Cadastro Ambiental Rural;
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Inscrição Estadual de Produtor Rural/Pescador;
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Controle de Notas Fiscais de Produtor;
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Registro de Atendimentos Realizados nas propriedades rurais;
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Registro de Atendimentos Realizados nas comunidades rurais;
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Questionário digital de levantamento personalizado para o município.